PLANEJAMENTO ESCOLAR
1. Apresentação e caracterização: tema do projeto (idéia-chave), grupo participante (série, idade, escola) duração. Em que data, local e contexto.
2. Justificativa: a importância e as vantagens de se trabalhar com projetos e a pertinência (especificamente) do tema a ser desenvolvido.
3. Problematização: perguntas iniciais que definem a linha diretriz do trabalho. O que os alunos já sabem e o que querem saber?
4. Detonador: ponto de partida do trabalho.O que gerou o tema escolhido?
5. Objetivos: geral (do projeto, como um todo) e específicos (pertinentes a cada uma das áreas de conhecimento envolvidas).
6. Conteúdos disciplinares: áreas de conhecimento envolvidas.
7. Desenvolvimento do projeto: atividades que geram a busca e a construção do conhecimento. Recursos e estratégias.
8. Avaliação I: realizada durante a realização do projeto. Momento de verificar o que já foi aprendido e assimilado pelos alunos. Troca de conhecimento entre os alunos. Perceber os avanços e as dificuldades ao longo do processo. Busca da superação.
9. Culminância: expressão material do conhecimento. “Mostra científica”, feira, exposição, portfólio. Nesta etapa, os alunos mostram o que aprenderam ao longo do projeto. Socialização do conhecimento.
10. Avaliação II: verificar a participação, o envolvimento e a assimilação dos alunos durante as atividades de cada disciplina envolvida. Percepção do ponto de partida e do ponto de chegada. Apontar acertos e erros.
11. Bibliografia. Indicar as fontes consultadas durante a realização do projeto.
PLANEJAMENTO
DISCIPLINA: PROFESSORA:
TURNO: CARGA HORÁRIA:
ANO/ SÉRIE: TURMA: ANO:
OBJETIVOS |
PROGRAMA | |||
CONTEÚDOS | Nº AULAS | ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO | AVALIAÇÃO |
RECURSOS TECNOLÓGICOS |
REFERENCIAL TEÓRICO |
INDICAÇÃO DE LEITURA COMPLEMENTAR |
Planejamento de aula
Como elaborar um plano de aula?
1. Indicar o tema central
2. Estabelecer os objetivos da aula.
3. Indicar o conteúdo que será objeto de estudo.
4. Estabelecem-se os procedimentos e recursos de ensino.
5. Junção da experiência e teoria.
6. Proporcionar a consolidação com atividades variadas
7. Avaliação.
Revisão do planejamento
- Releia os objetivos gerais da matéria.
- Verifique a sequência no plano de ensino.
- Observe se os alunos estão preparados para o estudo deste conteúdo novo.
- O desdobramento do tópico da unidade possui uma sequência lógica.
- Os objetivos específicos estão de acordo com a proposta do plano anual, bimestral...
- A ideia central do tópico está clara no conteúdo programado.
- O número de aulas é suficiente para o tema proposto.
- O desenvolvimento metodológico e interessante e estimula a participação ativa do aluno e prevê:
- Preparação e introdução do assunto.
- Desenvolvimento e estudo ativo do assunto.
- Sistematização e aplicação.
- Tarefas de casa.
- Foi previsto a avaliação diagnóstica, formativa e somativa, isto é, no início, durante e no final das atividades.
Ao fazer a avaliação das aulas, convém ainda levantar questões como estas
- Os objetivos e conteúdos foram adequados à turma?
- O tempo de duração da aula foi adequado?
- Os métodos e técnicas de ensino foram variados e oportunos para suscitar atividade mental e prática dos alunos?
- Foram feitas avaliações das aprendizagens dos alunos no decorrer das aulas (formais e informais)?
- O relacionamento professor-aluno foi satisfatório?
- Houve uma organização segura das atividades, de modo a ter garantido um clima de trabalho favorável?
- Foram propiciadas tarefas de estudo ativo e independente dos alunos?
- Os alunos realmente consolidaram a aprendizagem da matéria, num grau suficiente para introduzir matéria nova?
Bibliografia
Curso de Formação de Docentes, Organização do Trabalho Pedagógico. PLANEJAMENTO ESCOLAR. Disponível em: <estagiocewk.pbworks.com/f/PLANEJAMENTO+ESCOLAR.doc>
BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 1989. p. 117-118.
LEITE, Lígia Silva (coord) et all. Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991. p. 221-247
MARTINS, José do Prado. Didática geral. São Paulo: Atlas, 1988. p. 183-194.
NÉRICI, Imídeo G. Introdução a Didática Geral. Rio de Janeiro: Ed. Científica, s.d., 149-157.
PILETTI, Claudino. Didática Geral. 23 ed. rev. São Paulo: Ática, 2003. p. 60-85
VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 5. ed. São Paulo: Libertad, 1999. p. 148-151.
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