terça-feira, 30 de novembro de 2010

2011 vem aí... então, PLANEJAR é a palavra da vez!

PLANEJAMENTO ESCOLAR

1.            Apresentação e caracterização: tema do projeto (idéia-chave), grupo participante (série, idade, escola) duração. Em que data, local e contexto.
2.            Justificativa: a importância e as vantagens de se trabalhar com projetos e a pertinência (especificamente) do tema a ser desenvolvido.
3.            Problematização: perguntas iniciais que definem a linha diretriz do trabalho. O que os alunos já sabem e o que querem  saber?
4.            Detonador: ponto de partida do trabalho.O que gerou o tema escolhido?
5.            Objetivos: geral (do projeto, como um todo) e específicos (pertinentes a cada uma das áreas de conhecimento envolvidas).
6.            Conteúdos disciplinares: áreas de conhecimento envolvidas.
7.            Desenvolvimento do projeto: atividades que geram a busca e a construção do conhecimento. Recursos e estratégias.
8.            Avaliação I: realizada durante a realização do projeto. Momento de verificar o que já foi aprendido e assimilado pelos alunos. Troca de conhecimento entre os alunos. Perceber os avanços e as dificuldades ao longo do processo. Busca da superação.
9.            Culminância: expressão material do conhecimento. “Mostra científica”, feira, exposição, portfólio. Nesta etapa, os alunos mostram o que aprenderam ao longo do projeto. Socialização do conhecimento.
10.         Avaliação II: verificar a participação, o envolvimento e a assimilação dos alunos durante as atividades de cada disciplina envolvida. Percepção do ponto de partida e do ponto de chegada. Apontar acertos e erros.
11.         Bibliografia. Indicar as fontes consultadas durante a realização do projeto.


PLANEJAMENTO


DISCIPLINA:                                                 PROFESSORA:

TURNO:                                                        CARGA HORÁRIA:    

ANO/ SÉRIE:                                                TURMA:                                            ANO:


OBJETIVOS

PROGRAMA
CONTEÚDOS
Nº AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO





RECURSOS TECNOLÓGICOS

REFERENCIAL TEÓRICO

INDICAÇÃO DE LEITURA COMPLEMENTAR

Planejamento de aula

Como elaborar um plano de aula?

1. Indicar o tema central
2. Estabelecer os objetivos da aula.
3. Indicar o conteúdo que será objeto de estudo.
4. Estabelecem-se os procedimentos e recursos de ensino.
5. Junção da experiência e teoria.
6. Proporcionar a consolidação com atividades variadas
7. Avaliação.
Revisão do planejamento

  • Releia os objetivos gerais da matéria.
  • Verifique a sequência no plano de ensino.
  • Observe se os alunos estão preparados para o estudo deste conteúdo novo.
  • O desdobramento do tópico da unidade possui uma sequência lógica.
  • Os objetivos específicos estão de acordo com a proposta do plano anual, bimestral...
  • A ideia central do tópico está clara no conteúdo programado.
  • O número de aulas é suficiente para o tema proposto.
  • O desenvolvimento metodológico e interessante e estimula a participação ativa do aluno e prevê:
    • Preparação e introdução do assunto.
    • Desenvolvimento e estudo ativo do assunto.
    • Sistematização e aplicação.
    • Tarefas de casa.
  • Foi previsto a avaliação diagnóstica, formativa e somativa, isto é, no início, durante e no final das atividades.

Ao fazer a avaliação das aulas, convém ainda levantar questões como estas

  • Os objetivos e conteúdos foram adequados à turma?
  • O tempo de duração da aula foi adequado?
  • Os métodos e técnicas de ensino foram variados e oportunos para suscitar atividade mental e prática dos alunos?
  • Foram feitas avaliações das aprendizagens dos alunos no decorrer das aulas (formais e informais)?
  • O relacionamento professor-aluno foi satisfatório?
  • Houve uma organização segura das atividades, de modo a ter garantido um clima de trabalho favorável?
  • Foram propiciadas tarefas de estudo ativo e independente dos alunos?
  • Os alunos realmente consolidaram a aprendizagem da matéria, num grau suficiente para introduzir matéria nova?

Bibliografia

Curso de Formação de Docentes, Organização do Trabalho Pedagógico. PLANEJAMENTO ESCOLAR. Disponível em: <estagiocewk.pbworks.com/f/PLANEJAMENTO+ESCOLAR.doc>

BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 1989. p.  117-118.

LEITE, Lígia Silva (coord) et all. Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991. p. 221-247

MARTINS, José do Prado. Didática geral. São Paulo: Atlas, 1988. p. 183-194.

NÉRICI, Imídeo G. Introdução a Didática Geral. Rio de Janeiro: Ed. Científica, s.d., 149-157.

PILETTI, Claudino. Didática Geral. 23 ed. rev. São Paulo: Ática, 2003.  p. 60-85

VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 5. ed. São Paulo: Libertad, 1999. p. 148-151.

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