Podemos constatar nos nossos dias que a educação é por princípios, ou seja, valores que levam a um caráter formativo e informativo. Valores promovidos pela piedade cristã, ensinando e transformando por ideais bíblicos.
Enfim, perguntamos: Quem é realmente o educador?
Pais e mães, esposos e esposas, gerentes e contramestres, clínicos e psiquiatras, membros do clero, políticos, artistas e autores _ todos de uma forma ou de outra, são mestres. Seus métodos variam amplamente, como variam as profissões e seus tipos de personalidade (HIGHET, 1967, p. 259).
Podemos dizer que indiretamente e diretamente todos são educadores, mas entre todos eles devemos levantar alguns pontos específicos para serem abordados como: para lidar com crianças, o futuro professor deve ter determinadas características de personalidade, e receber treinamento que lhe permita entregar de maneira mais eficiente suas capacidades para auxiliar as crianças. Os professores nascem feitos e são feitos (MOYLE, 1960, p. 13).
Não somente com crianças, mas como vimos anteriormente o valor da educação e seus efeitos, necessitamos ter um total cuidado com a nossa própria vida de forma global, pois somos educadores.
Poderíamos exemplificar inúmeras formas de se educar, contudo nos deteremos somente ao que tange a educação cristã e a educadores cristãos. Se fôssemos observar todos os métodos educacionais encontrados no nosso dia a dia, dedicaríamos tempo para descrevermos filosofias e até utopias e nunca chegaríamos a um ponto final, pois partimos de princípios totalmente humanos e cada um age conforme o seu bel prazer.
No que se diz respeito a educadores de caráter cristão nós temos um padrão a ser seguido, a Bíblia, que é a nossa regra e nosso modelo. Como educadores que somos, devemos nos portar como tal e, para que isto aconteça é preciso considerar algumas questões de suma importância para a vida de um educador e também os ataques que sofrem, pois educar é “pagar o preço” de ser exemplo de vida.
HIGHET, Gilbert. A Arte de Ensinar. Tradução de Lourenço Filho. 6. ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1967. 275 p.
MOULY, George. Psicologia Educacional. Tradução de Dante Moreira Leite. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1960. 529 p.
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