Tudo começou na criação! Vemos que todas as coisas que foram feitas tinham um objetivo maior, e aos homens foi designado ver a grandeza e a majestade divina sobre todas as coisas.
A natureza é a revelação de Deus aos homens para que o nome do Senhor seja glorificado e exaltado e que em todas as coisas vejamos o quanto é poderoso o Deus, a quem servimos. Natureza é um meio educacional, Gênesis 1:1 é o princípio de todas as coisas incluindo a educação.
O Deus educador continuou a agir quando colocou uma restrição no comportamento de Adão e Eva no jardim do Éden. Sabemos pela Palavra, que o homem pecou, desobedeceu aos primeiros ensinos do próprio Deus e depois da queda os ensinamentos vieram a ser mais acentuados, ressaltando que havia um “reforço” das coisas que eram ensinadas. Adão e Eva receberam bem de perto este “reforço”, recebendo como, conseqüência, a expulsão do jardim (Gênesis 1 a 4).
Ao homem foi ensinado que em fadigas obteria o sustento durante a vida; à mulher que seriam aumentados os sofrimentos da gravidez, “em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará” (Gênesis 3: 16); e à serpente, que esta seria maldita entre todos os animais selváticos. A terra também sofreu com a queda: ela produziria cardos e abrolhos.
Onde estaria a educação cristã nesta história real? Educar é levar a transformação, maturidade e conseqüentemente obter um fim proveitoso. O Senhor, em toda a Sua sabedoria, e soberano como é, sabia que em todas estas coisas havia um fim maior, que da descendência de Adão e Eva viria Aquele que feriria a cabeça da serpente. Já no começo da história da humanidade Deus nos educa de uma forma tão eficaz que até hoje este ensino não foi desvalorizado, pelo contrário, desde os tempos passados compreendemos que só através de Jesus Cristo obtemos a salvação.
Adão e Eva tiveram o privilégio de receber a educação diretamente de Deus e hoje temos o privilégio de receber as Suas instruções através de Sua Palavra, a Bíblia. Deus comunicou a Sua Palavra ao homem, o homem guiado por Deus escreveu a Palavra e agora criativamente o homem comunica a Palavra a outro homem para que ele possa se voltar a Deus que primeiramente nos deu a Sua Palavra.
Então, por que ensinar? Vemos em primeiro lugar que Deus é o grande educador que proporcionou os métodos coerentes e eficazes para que possamos ser também educadores.
Em Mateus 28: 19 e 20 vemos que o ensino é uma ordem, “fazei”, e que devemos ensinar a guardar todas as cousas que o próprio Deus nos ordenou. Além de ser uma ordem divina, vemos também em I Coríntios 3:9 que “somos cooperadores” e que temos uma responsabilidade no Reino de Deus, de sermos anunciadores da Palavra até que venha o Filho de Deus.
Contudo, devemos educar para que haja o aperfeiçoamento dos cristãos para o desempenho do serviço no Corpo de Cristo. A educação resulta em ação (Efésios 4:12 e 13). A educação cristã é um dever, pois leva o indivíduo a um confronto com a verdade, “escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais (...) Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15), e quem o faz o faz com amor, “pois o amor de Cristo nos constrange” (II Coríntios 5:14).
Por que educar? Porque o nosso objetivo é levar pessoas à maturidade cristã, à obediência a Cristo, a servi-lo e glorificá-lo para todo o sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário